Galeria de Ministros

Márcio Pereira Zimmermann

2010 - 2010

Assumiu o cargo de ministro no dia 31 de março, após a desincompatibilização do seu antecessor, Edison Lobão, que retornou ao Senado.

Engenheiro Eletricista com longa experiência no setor, Zimmermann é formado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS), pós-graduado em Engenharia de Sistemas Elétricos pela Escola Federal de Engenharia de Itajubá e possui mestrado em engenharia elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

O Ministro Márcio Zimmermann é empregado da Eletrosul Centrais Elétricas S.A. desde 1980. Foi um dos fundadores e primeiro presidente da Associação Brasileira das Grandes Empresas de Transmissão de Energia Elétrica (ABRATE). 

Presidiu os Conselhos de Administração da CGTEE, CEPEL, Eletrosul, e da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e foi membro do Conselho de Administração do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

Exerceu vários cargos técnicos e gerenciais na Eletrosul, no CEPEL, em Itaipu Binacional, na Eletrobrás, e no Ministério de Minas e Energia. Foi diretor de Produção e Comercialização e diretor técnico da Eletrosul, Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento do Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (CEPEL) e Diretor de Engenharia da Eletrobras.

Atualmente é membro do Conselho de Administração da Petróleo Brasileiro S.A. (Petrobras), da BR Petrobras Distribuidora e Presidente do Conselho de Administração das Centrais Elétricas Brasileiras S.A. (Eletrobras).

Desde janeiro de 2005 no Ministério de Minas e Energia (MME), foi Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético e Secretário-Executivo. Participou da Comissão Mista Técnica da Itaipu Binacional, representou a Eletrosul no Comitê Diretor do Grupo Coordenador da Operação Interligada (GCOI), foi membro dos Conselhos Diretores do Grupo Coordenador do Planejamento da Expansão do Setor Elétrico (GCPS) e do Comitê Coordenador do Planejamento da Expansão dos Sistemas Elétricos (CCPE), e exerceu a coordenação geral do Grupo Técnico Operacional da Região Norte (GTON/Eletrobras).